segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

DESAFIO: Dar um destino digno a um pacote de cogumelos frescos!

Linguine com Limão, Alho e
Cogumelos (foto do site da Nigella)
Há desafios que começam com uma receita vista em algum lugar; outros, com um prato que provamos em um restaurante e tentando reproduzir em casa... Há desafios que surgem dos desejos gastronômicos de um membro da família ou de um amigo... E há desafios que surgem da necessidade de se preparar um prato com um ingrediente que você comprou "por impulso", sem a menor ideia do que pretendia fazer com ele!!
Foi assim com aquele lindo pacote de cogumelos paris frescos que piscou para mim quando eu estava no Mercadão... O preço estava relativamente atraente, considerando-se que estamos falando de um ingrediente que, por natureza, não é barato... R$ 8,00 o pacote de 500gr! Comprei no sábado e cada vez que eu abria a geladeira, os tais cogumelos olhavam para mim com olhar de súplica, tentando dizer... "Me prepare, por favor... Vou acabar estragando se ficar aqui..."!


Cogumelos Paris frescos
Foto da internet
Depois de tanta choradeira dos cogumelos abandonados, resolvi prepara-los na quinta feira a noite... A ideia inicial era um Risotto... Nada muito criativo ou inédito... E, segundo o Alê, um pouco "pesado" também para se comer à noite... Pensei, então, em duas receitas do livro do Jamie Oliver... Um antepasto de cogumelos assados com queijo e outra opção com cogumelos recheados... Mas ambos os pratos eram acompanhamentos e eu precisava de um prato principal...

Foi aí que me lembrei de minha última aquisição: o Livro "Nigella Express"! E lá fui eu, folhea-lo pela primeira vez. Encontrei até a receita do Cheesecake de Cerejas, aquele que não é assado e já foi tema de um post aqui no blog...

foto da internet
E lá estava exatamente a receita eu procurava: Linguine com Limão, Alho e Cogumelos! Todos os ingredientes estavam disponíveis (inclusive o tomilho fresco, que tenho na minha "hortinha de temperos") e a forma de preparo era bem intrigante: os cogumelos, fatiados e crus, são marinados no azeite, no limão (siciliano), no alho e no tomilho fresco enquanto a massa cozinha... Quando a massa estiver pronta, é só deixar um pouco da água do cozimento, juntar a marinada de champignon, queijo parmesão ralado, salsinha e pimenta do reino moída na hora! E fica simplesmente espetacular!! Adorei a receita: rápida, leve, saborosa!! Os meus cogumelos tiveram realmente um destino digno e muito valorizado!!
Fiz algumas alterações na receita: usei spaghettini (cozinha mais rápido), reduzi a quantidade de massa (era só para 2), mantive a quantidade de cogumelos (250 gramas ou meio pacote) e reduzi um pouco o limão (de 1 para meio). Ficou simplesmente maravilhoso! Inacreditavelmente simples e saboroso! Fiz o prato em 10 minutos, meu marido não acreditou que já estava pronto!

Spaghettini com Limão Siciliano, Alho e Cogumelos Frescos

  • 250 gr de spaghettini de grano duro
  • 250 gr de cogumelos paris frescos
  • 80 ml de azeite extravirgem
  • 1 e meia colher de chá de sal
  • 1 dente pequeno de alho amassado
  • suco e casca ralada de meio limão siciliano
  • algumas folhinhas frescas de tomilho
  • 1 punhado de salsinha fresca picada
  • 2 a 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado na hora
  • pimenta do reino moída na hora
Enquanto coloca a água para ferver (cerca de 2,5 litros), corte os cogumelos em fatias finas e tempere com o azeite, o suco e as raspas de limão, o tomilho e o alho. Deixe marinar um pouco. Tempere a água para cozinhar o macarrão com um filete de azeite e sal. Cozinhe o macarrão por 5 minutos (ou conforme indicar a embalagem). Escorra e deixe um pouco da água para formar um molho. Junte os cogumelos marinados, misture bem. Por último, junte o queijo ralado e a pimenta do reino. Sirva imediatamente! Rende 2 porções bem fartas!!

A fome era tanta e o prato estava tão gostoso que até esquecemos de tirar foto para o blog!!! rs... Tive que procurar na internet fotos semelhantes para dar uma ideia dos pratos!! Da próxima vez, faço um "ensaio fotográfico" com esta receita, pois ela merece!!!