terça-feira, 4 de setembro de 2012

DESAFIO: Preparar uma nova versão do Cheesecake de Morangos! Agora com Calda "Pedaçuda"!

Cheesecake com Calda de Morangos
Depois de reproduzir tantas receitas deliciosas, chegou a vez de "criar" uma receita com o que já aprendi desde que comecei meus Desafios Gastronômicos!! Esta receita de Cheesecake com Calda de Morangos é um apanhado de várias receitas... A base veio do Cheesecake da Nigela, só que eu resolvi assar a base, para garantir uma crocância maior (e funcionou!). A mousse de Cream Cheese veio da Entremet de Maçãs Carameladas e tem como característica não ser um recheio assado, pois sua sustentação vem da gelatina sem sabor... A calda eu aprendi a fazer no curso de Confeitaria Básica, no módulo sobre "Coulis"... E finalmente, a decoração com morangos por toda a lateral, veio do curso de entremets, que eu já havia testado quando preparei a Entremet de Cheesecake de Morangos... Como vocês podem notar, esta receita é um verdadeiro Frankstein, só que bem mais bonitinho!!! rs

Embora a receita tenha vários componentes (calda, base, recheio, decoração), a execução é relativamente simples e o resultado é bem interessante! Fiquei um pouco na dúvida como eu deveria servir a Calda de Morangos... Acabei colocando os morangos no centro da torta (não sem antes fazer um círculo e "cavar" um pouquinho para evitar que os morangos escorressem), mas mesmo assim escorreu... rs. Da próxima vez, servirei a calda à parte e só vou decorar a superfície da torta com morangos inteiros frescos! Que tal?? Ou você prefere a calda sobre a torta??

Cheesecake com Calda de Morangos

Calda de Morangos

  • 400gr de morangos frescos lavados e cortados ao meio
  • 200gr de açúcar
  • gotas de limão

Em uma panela pequena e funda aqueça os morangos, o açúcar e o limão. Deixe levantar fervura e vá retirando, com uma colher, a espuma que se formar na superfície. Quando a calda começar a engrossar um pouco, desligue. Deixe esfriar bem.

Base de Biscoito

  • 300gr de biscoito maisena
  • 150gr de manteiga derretida

Aqueça o forno a 180 graus. Processe o biscoito até virar uma farinha. Misture com a manteiga derretida até incorporar bem. Preencha o fundo de uma forma grande para torta (com fundo removível). Leve para assar por 15 minutos, até ficar firme. Tire do forno e deixe esfriar bem.

Mousse de cream cheese

  • 500gr de cream cheese
  • 200gr de açúcar
  • 400gr de creme de leite fresco
  • 8gr de gelatina em pó sem sabor
  • água para hidratar a gelatina

Misture um pouco de água na gelatina para hidratar. Reserve. Aqueça 50gr do creme de leite até ferver. Desligue e misture a gelatina hidratada até dissolver completamente. Bata na batedeira o cream cheese e o açúcar até ficar bem cremoso e brilhante. Acrescente o leite com a gelatina e bata mais um pouco. Em outro bowl bata o creme de leite até virar chantilly. Misture delicadamente o chantilly à mistura de cream cheese. Reserve.

Montagem

  • 1 caixa de morangos cortados ao meio

Coloque os morangos com a parte cortada virada para fora, apoiada em toda a lateral da forma para torta (já com a base de biscoitos). Preencha com a mousse de cream cheese e leve para gelar bem. Na hora de servir, desenforme e acompanhe (ou decore) com a Calda de Morangos.


E Bón Appetit!

7 comentários:

  1. Bia, que Frankstein é esse?! acho que todo mundo queria um desse. rs...

    Eu prefiro a calda a parte, assim a gente coloca a quantidade desejada de cada um. (eu colocaria muiiiita na minha fatia).

    Bjuuuu!!!!

    ResponderExcluir
  2. É, ficou um Frankstein bem bonitinho!! Rs! E concordo com vc, a calda a parte vai ficar ainda mais charmoso!! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá Bia! Adorei seu blog, achei ele por acaso quando procurava uma receita de Brownie Original! Acabei lendo seu blog inteiro!! Rs

    Gostaria de saber se entre seus desafios você não teria ai uma receita dos Originais Waffles Americanos! Provei um uma vez em Belo Horizonte e depois nunca mais achei igual!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olá Bia! Adorei seu blog, achei ele por acaso quando procurava uma receita de Brownie Original! Acabei lendo seu blog inteiro!! Rs

    Gostaria de saber se entre seus desafios você não teria ai uma receita dos Originais Waffles Americanos! Provei um uma vez em Belo Horizonte e depois nunca mais achei igual!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Olá Tamy, bem vinda aos Desafios!! Que bom que gostou do blog! É feito com muito amor e carinho, viu?
    Ainda não fiz waffles! Também adoro, mas ainda não comprei a forma própria!! Assim que comprar vou fazer e postar aqui, ok? Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostaria de tirar uma dúvida: qual a melhor marca de cream cheese que vc gosta mais p fazer o cheese cake? è que eu já comprei algumas marcas e não gostei.
    Dede já agradeço,

    Att,

    Bruna

    ResponderExcluir
  7. Bruna, eu costumo usar o Philadelfia. Acho bom. Bjs, Bia

    ResponderExcluir