segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

DESAFIO: Fazer um Pudim de Pão ao estilo americano!

Pudim de Pão (Bread Pudding)
Nunca fui muito fã de pudim de pão... Sempre achei um pouco "massudo", principalmente se comparado ao pudim de leite, sempre tão macio... Desconfio que este era o problema do Pudim de Pão lá de casa... Ele tinha um "look and feel" de pudim de leite: feito na mesma forma, com cobertura de açúcar queimado... Mas a textura, obviamente, era mais "grosseira"... daí a decepção... Mas tudo mudou na nossa viagem aos Estados Unidos em julho, quando provei o Bread Pudding, ou Pudim de Pão americano! Foi em um churrasco típico no maravilhoso parque nacional de Yosemite! Servido em um copo de plástico e coberto de chantilly! Era macio, saboroso, com gostinho de frutas cristalizadas embebidas em rum...

Comecei, então, a pesquisar receitas que se aproximassem desta descrição... Mas, nas receitas "nacionais", só encontrava aquele pudim de pão "massudo", onde o pão é batido no liquidificador com leite e ovos e depois, cozido em banho maria no forno.

E foi em um livro da minha "gastro-biblioteca" que encontrei a receita: Segredos de uma Banqueteira, de Monica Djazc! Infelizmente não havia uma foto do resultado, nem informações sobre a forma... Como eu só tinha 2 pães franceses amanhecidos, utilizei metade dos ingredientes, e usei uma forma de pão de forma pequena! Também não tinha as maçãs verdes e substitui por frutas cristalizadas, além das passas brancas.

Ficou gostoso, mas um pouco doce demais... Da próxima vez, farei com maçã verde mesmo, o que deve dar um sabor mais ácido e uma textura crocante ao recheio! É incrivelmente fácil de fazer e só demora um pouquinho porque as passas tem que ficar uma hora hidratando no rum! Isso feito, é só montar o pudim e assar por 30 minutos! Outra dica é forrar a forma com papel manteiga. Eu não fiz isso e, embora a forma fosse antiaderente, algumas partes grudaram na hora de desenformar!

O pão francês foi uma boa escolha (na realidade, não foi uma escolha... foi o que sobrou mesmo...rs), mas experimentarei também com o meu queridinho brioche, que é a estrela em outras receitas aqui no blog: Pain Perdu, Croque Monsieur, Dijon Croque Monsieur...

Bread Pudding (Pudim de Pão)
  • 2 pães franceses amanhecidos
  • 2 ovos
  • 250 ml de leite
  • 125 gr de açúcar
  • 75 gr de passas brancas
  • 1 maçã verde sem casa e sem sementes ou 75 gr de frutas cristalizadas
  • 2 colheres de sopa de rum ou conhaque
  • gotas de baunilha
  • papel manteiga ou manteiga para untar
  • forma para pão de forma pequena
Para o chantilly
  • 250 ml de creme de leite fresco
  • 1 colher de sopa de açúcar confeiteiro
  • gotas de baunilha
Deixe as passas por 1 hora no rum ou conhaque. Aqueça o forno a 180 graus. Corte os pães em fatias. Bata no liquidificar os ovos, o leite o açúcar. Forre com papel manteiga ou unte com manteiga uma forma de bolo inglês pequena. Coloque metade das fatias de pão no fundo. Coloque as passas e as maçãs (ou as frutas cristalizadas) e, por cima, jogue metade do líquido. Coloque a outra metade do pão e, em seguida, joque o restante do líquido. Leve para assar por 30 minutos, ou até dourar e o palito sair seco quando espetado.





Enquanto assa, prepare o chantilly: bata o creme de leite em velocidade alta da batedeira com o açúcar e a baunilha até engrossar. Reserve na geladeira.

Retire do forno e deixe esfriar um pouco. Desenforme, corte em fatias ainda morno e sirva com o chantilly!



Pudim de Pão (Bread Pudding)
E o resultado? Ficou parecendo um pudim de leite "massudo"?? Acho que não, né... rs
Bón Appetit!!