quarta-feira, 31 de agosto de 2011

DESAFIO: Preparar uma sobremesa especial para o Dia dos Pais: Bolo de Sorvete com Morangos!

Bolo Calha de Sorvete e Morangos
Dia dos Pais, feijoada na casa da mamãe!! Quer coisa mais deliciosa que feijoada de mãe?? Desculpem-me o Bolinha, o Rubayat... mas a Feijoada da D. Nilza é incomparável!! Só carnes nobres, cozidas separadamente para tirar a gordura... Hummmmm!! Para não deixar todo o trabalho com a minha mãe, me ofereci para levar a sobremesa! Na realidade, uma das sobremesas, porque eu tinha certeza que minha mãe também faria alguma especialidade dela!

Decidi inovar... Eles esperavam o manjado "Bolo de Nozes" ou uma Torta de Frutas Vermelhas... Mas optei por uma receita diferente, o "Bolo Calha"! Eu havia comprado a forma "calha" e ainda não havia experimentado!

É uma receita desafiadora para quem gosta de confeitaria! Uma massa "biscuit", semelhante a um pão de ló, só que batida em banho-maria, um recheio à base de sorvete e morangos frescos, moldados na forma "calha"... Ao desenformar, decoração com chantilly e mais morangos! Tinha tudo para ficar delicioso!

Bolo Calha de Sorvete e Morangos

Para a massa biscuit
  • 4 ovos em temperatura ambiente
  • 120 gr de açúcar peneirado
  • 120 gr de farinha de trigo peneirada
  • 1 pitada de sal
Aqueça o forno a 170 graus. Forre uma forma de 30x40 cm com papel manteiga. Aqueça uma panela com água. Encaixe um bowl de inox sobre a panela ainda no fogo, com a água fervendo (sem deixar a água encostar no bowl). Coloque os quatro ovos e o açúcar e bata bem com um fuê (mais difícil) ou com uma batedeira portátil (mais fácil), até ficarem bem espumantes e brancos. Retire do fogo e continue batendo até esfriar. Vá acrescentando a farinha (e a pitada de sal) aos poucos, misturando cuidadosamente até incorporar, mas sem perder o ar. Coloque a massa na forma com papel manteiga e asse até ficar levemente dourado (uns 15 minutos). Deixe esfriar completamente.

Recheio
  • 400gr de sorvete de creme
  • 200gr de morangos frescos ou congelados.
Misture bem o sorvete com os morangos. Se estiver muito quente, coloque um pote com gelo sob o bowl onde está o sorvete, para evitar que derreta muito. Guarde a mistura no freezer.

Montagem

Forre a forma "calha" com filme plástico, deixando uma sobra do filme para fora (para fechar o bolo depois de montado). Corte um retângulo da massa, no tamanho para cobrir todo o fundo da forma. Corte 2 retângulos arredondados para cobrir as laterais da calha. Recheie com o sorvete com morangos e cubra com um retângulo de massa, fechando o bolo. Feche com o filme plástico e guarde no freezer.


Decoração
  • 12 morangos inteiros e levados
  • 300 ml de creme de leite fresco
  • 1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro
  • 3 gotas de essência de baunilha
Bata o chantilly (creme de leite, açúcar e baunilha) até ficar firme. Leve para a geladeira.

Na hora de servir

Retire cuidadosamente o bolo calha da forma, puxando pelo filme plástico. Ajeite em uma travessa e retire o plástico. Decore com os morangos frescos e com o chantilly, usando um saco de confeitar, com bico de pitanga grande...




Quer ver como é fácil decorar com chantilly usando o saco de confeitar??



Ficou lindo! A família adorou e ficou surpresa com a beleza e o sabor do doce!! Todo mundo repetiu!!

Bolo Calha de Sorvete e Morangos