domingo, 1 de maio de 2011

DESAFIO: Fazer a Tarte Tatin, inspirada no Le Vin e na Julia Child!

Tarte Tatin
Há algumas semanas, fui com o Alê jantar no Bistrô Le Vin (aquele mesmo do Desafio do Créme Brullée) e, surpreendentemente, resolvi pedir outra sobremesa que não o famoso Créme Brullée. Escolhi a Tarte Tatin! Ai meu Deus, será que eu iria me arrepender?? Quando veio a sobremesa, fiquei maravilhada! Estava d-i-v-i-n-a! Até o Alê, que não é muito fã de maçãs, admitiu que estava deliciosa! E acompanhava uma saborosa calda de baunilha (feita com a fava) e uma bola de sorvete de creme (ao meu ver, totalmente desnecessária, considerando a combinação mais que suficiente da Torta de maçã com a calda de baunilha!). Se não tivesse a calda, o sorvete complementaria bem!

Pronto! Estava lançado mais um Desafio!

Tarte Tatin do Le Vin
Lembro-me que no filme Julia & Julie, há uma cena em que a Julia está fazendo uma Tarte Tatin (Torta Francesa de Maçãs, criada pelas irmãs Tatin, quando tentavam preparar uma torta tradicional e "erraram" a receita, deixando de colocar massa no fundo!) e quando vai desenformar a torta e ela se desmancha... Ela simplesmente "ajeita" o formato da torta, vira para as amigas e diz que nunca se deve pedir desculpas quando uma receita não dá certo... rs... Afinal, até uma torta despedaçada pode ser deliciosa!!!

Fui procurar a receita da própria Julia e encontrei o vídeo em que ela faz a tal torta! São 30 minutos e, para quem não tiver paciência, vou contar o que acontece!


french_chef_disc_3-3_Apple_Dessert por sambitd

 Lá pelos 17:40 minutos do filme, depois de preparar a massa, cortar as maçãs, montar a torta da frigideira e levá-la ao forno, ela "vira" a torta ainda quente e... tudo desmorona!!! Achei o máximo a presença de espírito dela "ajeitando" todas os pedaços de maçã que despencaram de volta para cima da massa!! Vale a pena assistir! rs!!

Mas, embora seja fã da Julia e de seu jeito prático e engraçado de explicar as receitas, decidi que esta não era a melhor receita! E até fiquei com uma dúvida! Se ela estava colocando as maçãs ainda cruas, com manteiga e açúcar e a massa também crua por cima, levando tudo ao forno, porque estava utilizando uma frigideira e não uma forma??

Continuei a minha pesquisa e achei um site americano, com uma receita de Tarte Tatin um pouco diferente, onde as maçãs eram caramelizadas na frigideira antes de se colocar a massa por cima e levar tudo ao forno! Isso fez mais sentido para mim, principalmente pensando no meu "benchmarking", a sobremesa do Le Vin!

Quando comprei minha frigideira Bialetti, que também pode ir ao forno, duas receitas estavam no meu "radar"... A Frittata e a Tarte Tatin. Ambas começam o cozimento no fogão e depois vão ao forno.

E a massa utilizada nesta receita, eu fiz há uma semana, quando preparei umas forminhas de torta para rechear... Já estava na geladeira e foi só abrir! Prático isso, não? Aliás, esta massa é básica para qualquer tipo de torta e fica super crocante!

Tarte Tatin da Bia

Massa
  • 150 gr de farinha de trigo
  • 75 gr de manteiga
  • 20 gr de ovo (cerca de meio ovo)
  • 20 gr de leite
  • 15 gr de açúcar
  • 1 gr de sal
Recheio
  • 5 a 6 maçãs Fuji
  • 3/4 xícara de açúcar
  • 100 gr de manteiga
Comece preparando a massa. Misture a manteiga cortada em cubinhos e a farinha de trigo com as pontas dos dedos, até formar uma farofa. Junte o açúcar, o sal, o ovo e o leite, misturando rapidamente com as mãos. Assim que der "liga", embale e coloque na geladeira por 2 horas (não sove demais). Se quiser apressar, coloque 20 minutos no freezer.

Pré aqueça o forno a 190 graus. Descasque e corte as maçãs em 8 pedaços.


Em uma frigideira que pode ir ao forno, prepare o recheio: aqueça levemente a manteiga, até derreter.


Desligue o fogo e misture o açúcar.


Arrume bem as maçãs no fundo da frigideira.

Leve ao fogo alto por 10 minutos para caramelizar.

Desligue o fogo e vire os pedaços de maçã para caramelizar do outro lado. Deixe no fogo por mais 5 minutos.

Abra a massa com um rolo, formando um círculo do tamanho da frigideira.

Cortando a massa da Tarte Tatin
Cubra o recheio, faça furinhos na massa e leve ao forno por 20 minutos.

Tarte Tatin pronta para assar

Tarte Tatin no forno
Deixe esfriar por 30 minutos. Vire rapidamente a frigideira em um prato grande e reze para dar certo! rs...
Tarte Tatin pronta para ser virada

Tarte Tatin após ser virada
Ajeite os pedaços de maçã e sirva morno, com sorvete de creme, calda de baunilha, chantilly ou creme confeiteiro!

Tarte Tatin já arrumada
É um absurdo de gostoso! O Alê chegou a dizer que era a melhor sobremesa que ele já provou... "Melhor que a do Le Vin". A Marina, que não gosta de torta de maçã, teve que admitir... Tia, está uma delícia! E saiu rápido da mesa para não cair na tentação de mais um pedaço!!

Fiquei tão feliz!! Desafio cumprido!! E Bón Appetit!!

Tarte Tatin da Bia!!