quarta-feira, 27 de abril de 2011

DESAFIO: Comparar dois restaurantes árabes da região da Paulista!

Coincidentemente, na mesma semana, fui a dois restaurantes árabes na região da Av. Paulista... O Folha de Uva, famoso, conceituado, refinado... E o Tâmara Café, restaurante simples, familiar, que só abre para o almoço...


Em uma terça feira à noite, fomos jantar no Folha de Uva. Pedimos o buffet completo, com saladas, pratos quentes e sobremesas:

Esfihas e kibes do Folha de Uva
 As esfihas estavam razoáveis, mas um pouco secas... O kibe eu não provei, porque não gosto muito de fritura... rs

As saladas: tabule e kibe cru
O buffet de saladas tinha o tradicional tabule, com muita salsinha e pouco trigo (o que não é ruim, só é diferente do que estamos acostumados), e o kibe cru, meu prato preferido da cozinha árabe... Comi com bastante hortelã e evitei a cebola (não que eu não goste, mas deixa um "bafinho"...  e meu maridinho não merece! rs). Estava bem gostoso! Também comemos as tradicionais pastinhas (babaganuche, coalhada seca e homus). Até aqui, nada de diferente de tantos outros restaurantes árabes...

Pratos Quentes: Moussaka, charutinho, músculo com quiabo
e arroz com lentilhas
Chegou, então, a hora dos pratos quentes... Decepcionei-me um pouco com a "variedade" (eram somente 5 tipos de prato, incluindo dois tipos de arroz), mas fiquei feliz quando vi a Moussaka! Adoro Moussaka, apesar de achar um pouco estranho encontra-la em um restaurante árabe!! Moussaka não é grega??

Mas, independentemente de ser árabe ou grega, a Moussaka é deliciosa! E eu caprichei na porção! Além da moussaka, me servi de um charutinho (só para experimentar) e do arroz marroquino... Ah! Tinha também um músculo cozido com quiabo! Será que isso também é árabe?? O garçom me enrolou e não soube dizer...

Voltamos à mesa, e o Alê também havia caprichado na Moussaka. Antes de provar, pensei: "Este pode ser mais um desafio gastronômico: Fazer a Moussaka do Folha de Uva", pois parecia muito apetitosa, recém saída do forno!

Mas, quando provamos, tivemos a mesma reação: URG!! Estava horrível! A carne estava com gosto forte, com sabor de sebo... um horror! Lembrou-se até de uma tentativa frustrada minha de fazer costela de boi... Ficou horas no forno, com direito a foto de passo a passo, tudo preparado para um lindo post no blog... E a carne estava horrível! Passada, velha, ensebada... Um horror...

Como dizem que toda reclamação é um "presente" (quem inventou esta frase ou nunca recebeu uma reclamação, ou nunca ganhou um presente de verdade... rs), decidimos "presentear" o Folha de Uva com nossa opinião sobre a tal Moussaka. Chamamos o garçom e o Alê, com toda sua elegância, comentou que o prato devia estar com algum "probleminha", pois o sabor não era o esperado... O garçom foi prová-lo e voltou dizendo: "Senhor, este é o gosto da nossa Moussaka mesmo!"

Ficamos olhando para ele, sem palavras... Acho que nossa expressão foi tão espantada que ele resolveu falar com o dono, que veio a nossa mesa... Repetimos a opinião e ele nos pediu uma "segunda chance": iria preparar uma porção especial da Moussaka, com outra carne, menos gordurosa... Depois de uns 15 minutos, veio o prato:


Moussaka, tentativa número 2
 Apesar de lindo, infelizmente, não havia muita diferença do outro que provamos... Continuava com sabor forte de sebo de carne... que decepção...

Decidimos afogar as mágoas no buffet de sobremesas. E lá fomos nós:

Sobremesas do Folha de Uva
 Ponto positivo para o Folha de Uva: estavam uma delícia! Não me lembro o nome daquele creme de semolina com calda de damasco, mas comi com muito gosto!! humm!! Mesmo com as almas adoçadas, a conta, quando veio, caiu bem salgada... Quase R$ 150,00 para duas pessoas! E sequer pedimos alguma bebida alcoólica!
De volta para casa, já no carro, o Alê comentou comigo... Acho que não vamos voltar mais lá... E eu concordei...

No dia seguinte, quarta feira, decidimos almoçar em outro restaurante árabe, o Tâmara Café. A proposta é totalmente diferente! Pequeno, simples, caseiro, familiar, só para o almoço e lotado!! Dona Sueli, a dona, cuida diretamente da cozinha, de onde saem delícias como as esfihas (de carne, ricota, verduras...):


O Alê, que resolveu começar um regime, depois da árdua tarefa de ser o meu "provador oficial" dos desafios gastronômicos, pediu um prato bem light, Michui de Frango com Salada Fatuche (que ele comeu com muito gosto):


E eu, pedi o "prato do dia": A famosa Feijoada Moura, feita de grão de bico e paio, cozidos lentamente e acompanhados de arroz marroquino. Simples e divino!! Vejam que até as fotos não sairam muito boas, tanto era a pressa de começar a comer logo!! rs

A Feijoada Moura da Dona Sueli

Arroz Marroquino

Meu marido é fã do Tâmara e da Dona Sueli há muito tempo. Eu, prá falar a verdade, tinha até um certo "preconceito"... Mas tive que me render!! E fiquei, mais uma vez, impressionada com a qualidade da cozinha do Tâmara... Com toda a sua simplicidade, havia dado um banho no renomado Folha de Uva!! E por um terço do preço. Não é incrível?? E olhem que eu nem mencionei o Ataife (acho que é assim que se escreve), um pastel recheado de nozes e coberta com mel e calda de rosas... Mas, como sou uma boa esposa, evitei pedir sobremesa, pois sei que ele não resiste a um docinho! Mas, se forem ao Tâmara, não deixem de provar!! Bón Appetit!