sexta-feira, 1 de abril de 2011

DESAFIO: Aprender a fazer Bacalhau à Espanhola com minha mãe!!

Bacalhau a Espanhola
Bacalhau, na casa de minha mãe, sempre foi uma tradição! Neta de portugueses, ela aprendeu a fazer este prato típico com sua mãe, que aprendeu com a mãe dela... e assim por diante! Para não quebrar este ciclo familiar, era minha vez de aprender!! rs

Bacalhau sempre foi um prato para dia de festa! Páscoa, Natal, almoços comemorativos! E os preparativos começavam com alguma antecedência, pois o bacalhau salgado pede, pelo menos, 36 horas de molho em água, para ser dessalgado! Ah! E tinha que ser "bacalhau do Porto", o melhor!!

Mas o maior desafio é aprender a fazer um prato que não posso fazer em casa... Meu marido é alérgico a peixe, e "bacalhau" não é uma opção de cardápio, obviamente!

Com a Páscoa chegando, combinei com minha mãe que iríamos fazer algumas receitas de bacalhau na casa dela, quando meu marido não estivesse presente, para colocarmos aqui no blog! Foi o que aconteceu na última quinta feira, quando o Alê teve que dar aula... Oportunidade perfeita para matar a saudade deste prato que me lembra festa na infância!

A receita escolhida foi o Bacalhau a Espanhola, com batatas, pimentões, cebola e azeitonas portuguesas, aquelas pretinhas e bem pequenas! Saboroso e fácil de preparar!

Bacalhau a Espanhola (4 porções)
  • 1 kg de lombo de bacalhau do Porto salgado
  • 500 gr de batatas
  • 1 pimentão vermelho em tiras
  • 1 pimentão verde em tiras
  • 1 cebola grande em rodelas
  • 2 tomates sem pele e sem sementes picados
  • azeite extra virgem a gosto
  • 100 gr de azeitonas portuguesas
Coloque o bacalhau de molho por 36 horas, na geladeira, trocando a água de vez em quando. Limpe as postas de bacalhau, retirando pele e espinhas, se houver (não jogue a última água fora). Descasque as batatas, corte-as em rodelas grossas. Afervente o bacalhau por alguns minutos. Retire as postas e cozinhe as batatas na mesma água até ficarem macias (sem desmanchar).

Em uma frigideira alta, aqueça o azeite extra virgem e refogue os pimentões, os tomates e a cebola.
Em uma assadeira, coloque as rodelas de batata, as postas de bacalhau, o refogado de pimentão, tomate e cebola por cima. Coloque um pouco da água do cozimento do bacalhau e regue com bastante azeite (não economize nesta parte!! rs). Leve ao forno por 20 minutos, até aquecer bem. Distribua as azeitonas pretas e sirva com arroz branco!!

Fiz tudo certinho, mami?? Espero que sim!! beijos e obrigada por me ensinar a gostar tanto de cozinhar! Você é minha inspiração!!!

Minha mãe Nilza e eu!!