segunda-feira, 21 de março de 2011

DESAFIO: Fazer o legítimo Croque Monsieur, um misto quente com sotaque francês!!


La Tartine Bistrot
 Croque Monsieur é um prato típico de bistrôs franceses: pão, queijo, presunto, molho branco, levado ao forno para gratinar... É prato principal quando acompanhado de uma salada verde, é lanche quando acompanhado de um café... Já experiementei este prato em alguns restaurantes, mas o meu preferido é aquele servido no La Tartine Bistrô. Quantas vezes, saíamos juntos do trabalho na Av. Paulista, meu marido e eu, e fomos caminhando até o La Tartine? Lá, pedíamos uma taça de vinho e um Croque Monsieur (para mim) e um Croque Madame (com ovo), para ele... Era ("quase") como estar em Paris! Se imaginarmos as casas da Rua Augusta como o nosso "Moulin Rouge"... nem se fala!! rs

Comecei a pesquisar sobre o Croque Monsieur... Sua origem, sua forma de preparo... Até porque o desafio aqui é fazer o "legítimo" Croque Monsieur! E a dificuldade já começou por aí!

Embora seja um prato tipicamente francês, sua origem está na Inglaterra, onde encontramos um sanduíche feito de queijo e levado ao forno, o Welsh Rarebit. Historicamente considera-se que o Croque Monsieur é a versão francesa do sanduíche inglês, com o acréscimo do presunto. A respeito do Welsh Rarebit, algumas histórias explicam a origem do nome... Parece que vem de "welsh rabbit", ou "coelho do País de Gales"... E seria uma "gozação" dos ingleses aos primos pobres gauleses, que comiam o sanduíche de queijo porque não tinham dinheiro para comprar carne de coelho...

Esta combinação de "ham and cheese" (Presunto e Queijo) está presente em quase todas as culturas gastronômicas ocidentais! Por isso eu "apelidei" o Croque Monsieur de "Misto Quente com sotaque francês"!!!
Na internet, encontrei uma receita (na realidade, um vídeo...), que me inspirou e me pareceu bem próxima da deliciosa versão do La Tartine... Ainda não tive a oportunidade de comer a versão do Le Buteque Bistrô, mas irei em breve! E foi esta receita que eu adaptei no meu Desafio!

Croque Monsieur (2 porções)
  • 4 Fatias de brioche ou pão de forma (*)
  • 4 colheres de sopa de  Molho Béchamel (receita com passo a passo)
  • 4 colheres de sopa de Queijo ementhal ralado (ou gouda ou gruyere)
  • 4 fatias grossas de presunto royale
  • Folhas verdes
  • Vinagrete de mostarda
Ingredientes para o Croque Monsieur
(*) Vocês não imaginam a dificuldade de se conseguir o tal brioche, em formato de pão de forma... Fui à Santa Marcelina do Brooklin, nada... (só as 14h...), fui à Santa Marcelina do Alto da boa Vista e ninguém sabia do que se tratava... Pedi para falar com o padeiro "chefe" e ele disse que poderia fazer para o dia seguinte, às 10h...Às 11h do dia seguinte, voltei lá e depois de uns 15 minutos, me disseram que a "fornada não deu certo"... Difícil de imaginar isso em uma padaria como a Santa Marcelina... E que a segunda tentativa só ficaria pronta às 13h... Às 14 horas voltei e (finalmente), consegui o pão de forma de brioche... Mas a massa estava doce demais e estragou o meu Croque!!! Que ódio!!!!!! Tanto trabalho por nada!!! Por isso o "asterisco" na receita... Se o "legítimo" leva brioche, desisto!! No "meu legítimo" vai pão de forma!! rs

Primeiro, prepare o Molho Bechamel e reserve. Em refratários individuais, coloque uma fatia do pão, 1 colher de sopa do molho bechamel e 1 colher de sopa do queijo. Cubra com 2 fatias de presunto, 1 fatia de pão, 1 colher de sopa de molho bechamel e finalize com 1 colher de sopa de queijo.

Croque Monsieur montado antes de ir ao forno

Leve ao forno pré aquecido por cerca de 15 minutos, ou até o queijo derreter.

Croque Monsieur antes de gratinar no grill/salamandra
Prepare o vinagrete de mostarda e deixe as folhas de molho na água com um pouco de vinagre ou hidrosteril. Coloque os sanduíches para gratinar na "salamandra" ou no grill do forno, para dourar a superfície. Sirva imediatamente com a salada verde, temperada com o vinagrete de mostarda.




O "meu" Legítimo Croque Monsieur!!!!

E o pão de brioche que sobrou?? Vai virar Pain Perdu, ou "Rabanada Estilo Francês"... rs