terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

DESAFIO: Fazer Tortinhas Francesas de Limão Siliciano e Merengue!!

Tortinhas de Limão Siliciano e Merengue
 Uma leve cobertura de merengue, suavemente tostada... um recheio marcante, com o sabor cítrico do limão siciliano (um toque italiano em uma sobremesa clássica francesa)... e uma base amanteigada e levemente crocante... É uma combinação perfeita de sabores e texturas!! Deu água na boca?? Impossível não dar... Hoje, vamos falar da Tarte au Citrón... traduzindo, Torta Francesa de Limão!

Mais uma receita aprendida em um curso de confeitaria... E que virou desafio ser feita em casa! No curso, usamos equipamentos profissionais, como a batedeira Kitchen Aid e forno digital, ventilado... Isso faz com que o preparo doméstico, com minha batedeira Walitta de 15 anos e meu forno elétrico que não é muito "católico" em suas temperaturas, seja um desafio mesmo!! Vide o desafio de tentar fazer os macarons em casa... rs... Mas não posso reclamar... tenho utensílios maravilhosos... minha faca Kyocera, o pilão do Jamie Oliver, um maçarico profissional!!

Maçarico para Confeitaria
Não dá prá querer tudo, né?? Até porque, haja dinheiro!!

Depois deste devaneio consumista, voltemos à nossa receita, que é bem trabalhosa (eu adoro receitas trabalhosas!!). A tortinha é composta de 3 partes: massa (pate sucre), recheio (appareil) e cobertura (merengue suíço). A massa, bem amanteigada, deve descansar por 30 minutos, depois é pré assada no forno... O recheio, feito com ovos, manteiga e suco de limão é colocado na torta pré assada e novamente vai ao forno, até dourar a massa e endurecer o recheio. Por último, faz-se um merengue suíço, onde claras e açúcar são aquecidas até 60 graus e depois batidas até esfriar. Esta cobertura é colocada com saco de confeitar, formando-se pequenas flores em toda a torta. Por último, doura-se a cobertura com o maçarico! Ufa!! Já desistiu?? Não faça isso, pois o trabalho vale muito à pena! As tortinhas ficam lindas e deliciosas!! E dá muito prazer ver que você foi capaz de fazer estas belezinhas!

As quantidades da receita a seguir foram suficientes para 12 tortinhas e 1 torta grande de 20 cm de diâmetro. Eu queria fazer todas pequenas, mas não tinha forminhas o suficiente...
Tortinhas de Limão Siciliano e Merengue (Tarte au Citrón) 

Para a massa
  • 250g farinha de trigo
  • 125g manteiga
  • 125g acucar
  • 1 ovo
  • 1g sal
Para o recheio
  • 2 ovos
  • 135g de açúcar
  • 40g de manteiga derretida e fria
  • suco de 1 limão siciliano grande ou 2 limões galego
  • clara para pincelar
Para a cobertura de merengue
  • 100 gr de claras
  • 200 gr de açúcar de confeiteiro
Prepare a massa misturando, com as pontas dos dedos, a farinha e a manteiga em pedaços. Quando virar uma farofa, acrescente o açúcar e o sal. Misture mais um pouco com as mãos. Por último, acrescente o ovo e misture até a massa ficar homogênea e desgrudar das mãos (não sove muito!!). Preencha as forminhas com a massa e deixe descansar por 30 minutos. Aqueça o forno a 160 graus e fure toda a massa (para não formar bolhas na massa enquanto assa). Leve ao forno por aproximadamente 15 minutos. As tortinhas devem ficar pré assadas.

Prepare o recheio misturando suavemente os ovos e o açúcar. Junte a manteiga e por último, o suco do limão. (Não bata com a batedeira ou o fue, pois não se deve incorporar ar a este recheio).

Pincele clara de ovo nas tortinhas e coloque o recheio. Leve para assar em forno de 160 graus, até o recheio cozinhar e a massa ficar dourada. Retire e deixe esfriar.

Prepare o merengue suíço. Aqueça em banho maria as claras e o açúcar, mexendo sempre, até atingir 60 graus (só dá para fazer este procedimento com um termômetro específico). Depois, bata na batedeira até esfriar e atingir ponto de merengue. Se não tiver o termômetro, faça o merengue francês mesmo... rs... Bata as claras em neve e vá adicionando o açúcar pouco a pouco, até ficar bem firme e brilhante!

Encha o saco de confeitar com um bico de pitanga pequeno e faça pequenas flores na superfície das tortinhas.

Por último, doure o merengue com o maçarico!! Voilá!! Vale ou não vale a pena todo este trabalho?? Olhem o resultado!