segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

DESAFIO: Registrar os jantares da viagem no Navio MSC Armonia! (Parte 1)

Quem já fez um cruzeiro marítimo sabe que há todo um glamour envolvendo os jantares do navio! As refeições são com lugar previamente marcado, há dois turnos de jantar e o serviço é à francesa!

Recebe-se um menu com opções de Entrada, Sopa, Primo Piatto (massa ou risotto), Secundo Piatto (carne, ave, peixe ou uma opção vegetariana) e sobremesa (2 opções de doces, frutas e sorvetes).

Estive recentemente em um cruzeiro de 3 dias até Búzios no MSC Armonia, um navio italiano que passa o verão na costa brasileira. E o desafio foi registrar e mostrar a vocês os 3 jantares servidos, com todas as suas etapas e opções, além, é claro, das opiniões sobre cada prato (minhas e de minha família!) e sugestões de receitas para a execução de alguns dos pratos (aqueles que eu sei fazer! rs)...

O difícil foi "segurar" a família para que não tocassem nos pratos antes de serem fotografados durante o jantar!! Até foto do menu nós tiramos (para lembrar o nome dos pratos, super criativos, e às vezes, até exagerados!!).

Agora, imaginem a cara do garçom tailandês (chamado Putu) vendo aquilo!! Deve ter achado que era algum costume local fotografar a comida antes de "atacá-la"!! Estes brasileiros!! kkkk

Menu do Primeiro Jantar

Entradas

Brandada de Bacalhau com Brusqueta Rústica
Rocambole de Rosbife com e Aspargos "Bellavista" com Quenelle de Salada Russa
Salada Ceasar

Sopa

Sopa de Crustáceos ao Brandy

Massa e Risotto

Lasagna a Emiliana (ao ragú)
Risotto de Açafrão

Prato Principal
Posta de Salmão envolta em crosta de castanha de caju, servida com molho de champagne e legumes à oriental
Rosbife a Toscana com molho de alcachofra, batata noisette e arroz primavera
Quiche de Abobrinha e Queijo


Sobremesas

Bolo Prestígio
Sorvetes e frutas frescas

 
 


Brandada de Bacalhau (Brandade de Morue)
Vamos começar pelas Entradas (bem óbvio isso, rs...). Minha escolha foi a Brandada de Bacalhau, embora eu não tivesse ideia do que se tratava o prato... E, para escrever este post, fui pesquisar...

Brandada de Bacalhau ou Brandade de Morue, ao contrário do que eu imaginava, não é um prato típico português, e sim francês. E também não é feito com batatas. Segundo site francês chefsimon.com, a Brandade de Morue é um purê de carne de bacalhau emulsionado com azeite e leite. Seus ingredientes são bacalhau salgado desfiado (depois de tirado o sal deixando-o de molho por muitas horas), misturado ao azeite, bastante alho, salsinha, pimenta do reino e leite. Opcionalmente pode ser feito também misturando-se o bacalhau com batatas, mas não me pareceu ser o mais correto (talvez o mais barato... rs).

A brandada do jantar estava boa, bem cremosa, mas as tais "brusquettas rústicas" eram apenas... torradas! rs... Decepcionaram, pois eu adoro brusquetta e estava curiosa em saber como era a versão "rústica"! Também achei o prato um pouco sem cor, faltando uma "produção", como salsinha picada, ceboulettes, tomatinhos cereja...


Salada César
A outra opção de entrada era a Salada Cesar, adorada pelos meninos! Tanto Erik quanto o Ian escolheram esta opção e ficaram satisfeitos. O queijo utilizado em lascas não era parmesão, parecia um gouda talvez... Mas foi aprovado! Se quiser conhecer a minha receita de Salada Cesar, clique aqui!

Rocambole de Rosbife e Aspargos "Bellavista" com quenelle de Salada Russa
Esta foi a entrada mais "produzida". O que faltou de enfeites na brandada, sobrou no rosbife! Fatia de laranja, desenhos de maionese, folhinhas de alface, tomatinho cereja... E veja que prato lindo! O título também merece um "estudo à parte". Fiquei procurando o "rocambole" e percebi que era pelo fato de o rosbife estar "enrolado" nos aspargos! E a denominação "Bellavista"?? Achei que se tratava de um tipo de aspargo, mas não encontrei nada... Fiquei no vácuo, como dizem os meninos... rs. E, por último, a "quenelle" de Salada Russa. Segundo a Wikipedia, a quenelle é um bolinho feito com carne ou peixe muito condimentados, ligados com clara de ovo e natas, ovos batidos ou manteiga e farinha. Com esta mistura obtém-se as bolas que são cozidas em água. As quenelles são servidas gratinadas com vários molhos ou sopas.

E a Salada Russa nada mais é que uma salada de vários legumes misturados à maionese para dar consistência... A única explicação que posso dar para esta "quenelle de salada russa" é que se trata de uma metáfora, pois o formato da salada pode lembrar (mesmo que vagamente... rs), uma "quenelle"... Será isso? Alguém tem outro palpite?? Talvez o chef tenha tomado o "brandy" da sopa antes de fazer o cardápio??

Sopa de Crustáceos ao Brandy
E falando dela... só eu pedi a sopa. Os meninos não gostam de nenhum tipo de sopa (só Cup Nuddles, se é que podemos chamar "aquilo" de sopa...rs) e o Alê é alérgico a peixe e frutos do mar. Mas eu precisava provar, afinal, não era este o desafio?? Acho que o próximo desafio será perder os quilinhos extras por provar toda comida que aparece na minha frente!!

E vamos aos comentários sobre a sopa... Estava bem cremosa, mas não consegui sentir o sabor dos crustáceos, muito menos do brandy... (isso só confirma a hipótese que o chef tomou tudo enquanto "batizava" os pratos do menu! kkkk). Parecia uma sopa de legumes normal... com bastante cenoura e salsão... Aliás, tenho uma receita bem fácil de Sopa de Legumes no blog... Experimente! Só não vá dizer que é Sopa de Crustáceos ao Brandy!


Lasagna a Emiliana
 Chegamos à terceira parte da refeição... o Primo Piatto, ou Massas e Risottos. Os três (Alê, Ian e Erik) pediram a Lasagna a Emiliana. É uma versão tradicional da Lasagna italiana, com molho de tomate e carne (ragú) e gratinada com queijo parmesão ao forno. Para prepará-la, faça a massa de macarrão como na receita de papardelle (sem cortá-la, obviamente... rs), cozinhe as tiras de massa e monte uma assadeira alternando com o Molho a Bolonhesa. Não sei se vai ferir a receita tradicional, mas eu gosto também de intercarlar a massa com Molho Bechamel! Por último, queijo parmesão ralado e leve para gratinar no forno! E a do navio estava muito saborosa!
Risotto de Açafrão

Minha opção de Primo Piatto foi o Risotto de Açafrão. Parecia muito apetitoso quando chegou à mesa e eu pensei que não ia ser nada fácil chegar ao final desta refeição, pois ainda nem estávamos no prato principal... A "sorte" é que o tal risotto não valia as calorias... Dei uma provadinha e não gostei. O arroz estava "durinho" e o sabor não estava agradável... Eu gosto muito de fazer risotto, mas é um prato trabalhoso para o cozinheiro, pois exige atenção durante todo o preparo... E imaginei como ele daria "atenção" ao risotto enquanto preparava todos os outros pratos, para 1500 pessoas!! Se você ficou com vontade de um risotto, veja a minha receita de Risoto de Tomates Secos. Para adaptá-lo para esta receita, siga a receita básica e, no caldo de legumes, adicione o açafrão (espanhol, é claro, de preferência o pistilo...). No final, manteiga e bastante queijo parmesão (ou grana padano) ralado bem grosso! Com certeza ficará mais saboroso que o risotto do navio...

Chegamos, então, ao prato principal... Erik e Alê optaram pelo Rosbife a Toscana com Molho de Alcachofras, batata noisette e arroz primavera. A carne estava macia, mas não era exatamente um rosbife, e sim, um lagarto assado e fatiado, com um molho bem apurado. A batata noisette normalmente é feita com "boleador", mas esta era a batatinha pequena (acho que "bolear" para 1500 pessoas também daria muito trabalho...rs). E o arroz primavera é um arroz branco com ervilhas frescas e cenoura em cubinhos. O prato estava bem balanceado e, apesar de um pouco "rústico", estava bem saboroso!


O Ian resolveu inovar e pediu a Quiche de Abobrinha e Queijo, mas não gostou... Acho que ele lembrou que "abobrinha" não é seu ingrediente favorito! E a combinação de quiche com batata também não tem "nada a ver", né? Para uma receita legal de quiche, veja esta torta de queijo, que pode ser incrementada com abobrinhas em cubinhos salteadas no azeite e acrescentadas ao recheio antes de assar!
  
E, por fim, o Salmão-com-nome-enorme! Foi o que escolhi!! Estava razoável, mas, definitivamente, era muito nome para pouco prato! rs... A crosta de caju não trouxe grandes efeitos ao prato, o molho de champagne tinha muita farinha de trigo e pouco champagne (será que o chef tomou este também?? rs), mas os legumes estavam saborosos, cortados à julienne e com leve sabor de shoyu.


E quando chegou a sobremesa, estávamos quase explodindo de tanto comer!!! Eu mal consegui provar o Bolo Prestígio, que estava bom, com camada de massa de bolo de chocolate bem fininha e recheio de côco com leite condensado bem generoso! E a cobertura era de chocolate meio-amargo... Quando terminei a sobremesa, prometi a mim mesma que, nos próximos 2 jantares, eu não tentaria experimentar tudo!!!

Bolo Prestígio

P.S. : E vocês acreditam que, depois deste jantar, o navio ainda serve uma "Ceia da Meia Noite"????????? Desculpem-me, mas esta eu fico devendo!!