segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

DESAFIO: Conhecer as frutas típicas da Bahia na feira de Monte Gordo!


A alegre feira de domingo em Monte Gordo - BA
Estamos em férias na Bahia, mais precisamente em Guarajuba, a 40 km de Salvador. E ontem, domingo, o programa foi ir à Feira de Monte Gordo, cidade vizinha a Guarajuba. Um paraíso para quem quer conhecer novos ingredientes, sabores e a culinária regional! E o melhor, acompanhada por D. Graça, mãe de nosso amigo Luciano, soteropolitana e conhecedora da culinária baiana!

A feira tem de tudo... Roupas, utensílios, flores, comida pronta, Carne do sol, frutas típicas, temperos, ingredientes, biscoitos, ervas medicinais, barraquinhas vendendo mingau! Uma típica festa nordestina!

Antes de irmos às compras, primeiro tomamos nosso "café da manhã"! Mingau! De carimã (mais liso e perfumado) e de mungunzá (parecendo uma canjica mais líquida e quente!!). Provei os dois, deliciosos com canela em pó! Havia também o mingau de milho amarelo, muito semelhante a um curau mais líquido e quente!


Mingau de Carimã

Mingau de Mungunzá
Depois do café da manhã super saboroso (eu escolhi o Mingau de Mungunzá), fomos comprar as frutas. Fiquei maravilhada com as novidades regionais! Parava em cada banca para perguntar nomes, sentir aromas... Os feirantes me olhavam com surpresa e divertimento! Mas foram todos muito receptivos e pacientes com a "freguesa-turista-tiradora-de-fotos-de-comida"! Algumas frutas (como o côco) são mais familiares... outras, como o umbu, eu nunca tinha visto!

Côco verde
Côco seco

Jaca
Umbu

Acerola, limão, caju, laranja...
Carambolas...
Jenipapo
Graviolas

Manga Rosa, Manga Espada...
As mangas da região merecem um comentário especial... No condomínio onde estamos hospedados, é possível colher diretamente do pé! E quanta variedade! Hoje eu provei, no café da manhã, a Manga rosa (mais fibrosa, doce e amanteigada) e a Manga Espada (miúda, verde por fora, muito doce por dentro, com poucas fibras)... Deliciosas! Mas os tipos não param por aí... Carlota (casca verde e amarela), Espada Roxa (arroxeada, como o próprio nome já diz...), Pingo de Ouro (pequena e dourada), Itiúba (enorme, quase do tamanho de uma graviola), Casca de Queijo (vermelha como o queijo bola)... Quem sabe ainda consigo provar estas também?? 

Ainda faltaram fotos de frutas bem conhecidas por aqui... a seriguela e a mangaba... O suco de mangaba é bem grosso, parece uma vitamina e a fruta tem um leve sabor de banana! Muito diferente, um sabor que não havia sentido antes!

Mas a experiência da feira baiana não termina por aqui! Aguardem os próximos posts com as novidades em ingredientes e temperos!! Também estou aprendendo novas receitas com estes ingredientes... como cuscuz doce, tapioca com queijo coalho, carne do sol...