terça-feira, 27 de dezembro de 2011

DESAFIO: Transformar um salpicão em uma entrada especial!

Cestinhas de Massa Phillo com Salpicão
de Frango Defumado
Salpicão... Vocês acreditam que até ver a reportagem sobre a Festa Vintage na Revista Casa e Jardim, eu nunca havia pensado em preparar ou servir este prato? Mais um preconceito "bobo" com uma comidinha de antigamente...
A proposta de "releitura" da receita, feito pelo Chef Otávio Felix na reportagem, foi servir um salpicão de pernil, dentro de uma cestinha de massa phillo! Achei super criativo! Eu já havia utilizado a massa phillo em outra receita aqui do blog (Mesclun de folhas com Trouxinhas de Massa Phillo recheadas de Ricota Defumada e Lascas de Amêndoas, com Tapenade de Azeitonas Pretas e Molho Vinagrete de Romã... ufa... acho que este é o maior nome de receita que eu conheço... kkkkk) e me animei em preparar as cestinhas!

Quando experimentei o prato pela primeira vez, segui a receita indicada pelo chef Felix com uma única mudança: troquei o pernil (muito demorado de se fazer) por peito de frango defumado (que você pode comprar pronto!!).

Primeiro, fiz as cestinhas, utilizando forminhas de empada... Mas errei o tempo de forno... E elas ficaram "morenas" demais! Como diria a Marina... FAIL... rs

Cestinhas "passadas demais" - Fail!!
 Depois, preparei o recheio... Estranhei um pouco que levasse batatas e pimentão amarelo... Não me lembrava destes ingredientes nos salpicões que havia provado... E senti falta do salsão, o sabor mais característico do prato... Mas, releitura é releitura, certo? Então, continuei seguindo a receita direitinho...

Quando provei o recheio, achei que ficou um pouco seco e a textura da batata não combinou com a crocância da cestinha... FAIL Again! rs

Recheio com batata e pimentão amarelo... Fail again!!

Mas, apesar do duplo "FAIL", não desisti do Salpicão na Cestinha... E incluí a receita no cardápio da Festa Vintage de Natal! Arriscado, não??

Sabia que precisava fazer algumas adaptações: assar menos a massa phillo e procurar uma receita diferente de salpicão... Mais delicada, mais "molhadinha", sem a batata e o pimentão... rs

Encontrei no site do Ptitchef a receita tradicional do Salpicão de Natal: frango, salsão, cenoura, passas, maçã, maionese, creme de leite... só suprimi a mostarda... Achei que ficaria mais suave sem este ingrediente...

Na segunda tentativa, tive um pequeno percalço... Comprei 2 embalagens da massa phillo da Arosa no Supermercado Sonda e, depois de preparar uma fornada com mais de 20 cestinhas, vi que a massa estava totalmente passada, apesar de estar na validade (março de 2012). Que ódio!!!!! E a outra massa, ainda no freezer, estava passada também!! No dia seguinte fui até uma loja da Arosa e levei as massas estragadas... Eles não tinham a obrigação de substituir o produto, afinal, eu não havia comprado lá... Mas o atendimento foi impecável e, como fabricantes, substituiram o produto imediatamente! E explicaram que, provavelmente, o freezer do supermercado não manteve a temperatura adequada e o produto se deteriorou... Absurdo, não??

Peito de Frango Defumado Campestre
Mas a massa estava ótima e as cestinhas ficaram lindas (sem queimar!!). O recheio também ficou perfeito... Delicado, úmido, adocicado, com o sabor marcante do salsão e do frango defumado... ah! Esqueci de mencionar: o frango defumado foi comprado no Mercadão de Santo Amaro, marca "Campestre" e é delicioso!
 
 
Cestinhas de Massa Phillo com Salpicão de Frango Defumado

para as cestinhas (24 unidades)
  • 1 pacote de massa Phillo (Arosa)
  • azeite para pincelar
  • forminhas de empada 
  • cortador de massa circular
para o salpicão
  • 2 talos de salsão picados
  • 1/2 xícara de uvas passas
  • 1 maçã verde picada (sem casca)
  • 1 cenoura ralada (no ralador grosso)
  • suco de 1 limão
  • 2 xícaras de peito de frango defumado em pedaços pequenos
  • 2 colheres de sopa de maionese
  • 1/2 xícara de creme de leite (de lata)
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • salsinha e cebolinha picados a gosto
Prepare as cestinhas. Descongele a massa e corte em círculos.
Aqueça o forno a 170 graus. Pincele as forminhas de empada com azeite e acomode os círculos de massa, pressionando com os dedos. Asse por uns 10 minutos, até começarem a dourar. Reserve as cestinhas.





Prepare o salpicão. Misture todos os ingredientes e leve à geladeira.

Na hora de servir, aqueça levemente as cestinhas (para retomar a crocância) e recheie com o salpicão! Bón Appetit!!

Cestinhas de Massa Phillo com Salpicão
de Frango Defumado

5 comentários:

  1. Estava mesmo muito bom! Mais suave do que o salpicão tradicional e a massa crocante transformou o prato. Ficou muito mais divertido e interessante!

    Pena que você teve (de novo) de trocar algum item comprado no Supermercado Sonda. Já foram várias peças de carne que estavam passadas, vários cremes de leite fresco (não tão fresco), frios, queijos e agora a massa Arosa... todos na validade.

    Tem um Sonda perto de casa, mas parece que se vamos ter que ir e voltar, então melhor ir mais longe logo!

    ResponderExcluir
  2. como poderei fazer para receber noticias e receitas deste blog maravilhoso....obrigado

    ResponderExcluir
  3. como poderei receber noticias e receitas deste blog maravilhoso ...obrigado

    ResponderExcluir
  4. Oi filhinha, acabei de entrar no seu blog e fiquei surpresa de
    ver sua produção toda de Natal já postada!!!
    As receitas ficaram maravilhosas e eu posso testemunhar
    que são uma delícia porque experimentei todas...
    A preferida do Papai foi o salpicão na massa phylo, com a
    casquinha crocante e o recheio úmido e saboroso. Eu
    gostei de tudo, mas comi, com especial prazer, a carne louca
    que estava melhor do que as de antigamente na casa da tia
    Erô.
    Lendo o blog é possível saber que tanta delícia é também
    fruto de erros e novas experiências, o que valoriza ainda mais
    o resultado final.
    Tenha uma boa viagem para Paraty e aproveite para descansar
    de tanto trabalho neste final de ano.
    Lembranças para o Alê.

    MAMÃE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsss...Eu estava a esta hora, procurando uma receita que me ajudasse a inserir salpicão num jantarzinho para amigos, de um jeito diferente....AÍ, me deparo com est comentário tão doce, delicado, e, a CARA das postagens que a minha mãe me deixava em textos profissionais que, eventualmente, ela encontrava pela web...Esquecí a receita... e uma lágrima teimosa está me atrapalhando de registrar: Muita sorte a sua! Ter um "oi filhinha", e "ass:mamãe", faz toda diferença meu bem! Boa sorte...para vc e para sua mamãe abençoada ( como são todas elas)

      Excluir