terça-feira, 2 de novembro de 2010

DESAFIO: Conseguir fazer Molho Béarnaise depois do primeiro fracasso

Ao folhear o livro "Técnicas do Cordon Bleu", vi o passo a passo para se fazer molho Béarnaise, um molho cremoso, a base de manteiga, gemas e ervas (estragão). Quando elaborei o cardápio para o Desafio do Jantar a Francesa, incluí o Molho Béarnaise como acompanhamento dos medalhões que seriam servidos. Para quem não leu aquele Desafio, a tentativa de fazer o molho foi totalmente fracassada... Primeiro, que não achei o tal do estragão fresco, nem no Mercado Municipal... E o livro dizia que, após reduzir o vinagre de vinho branco com as ervas (acabei comprando estragão seco mesmo), o fogo deveria ser abaixado e as gemas deveriam ser colocadas na panela e batidas... Resultado: A temperatura estava elevada demais e as gemas talharam. Ficou horrível! Tanto que acabei alterando o menu para Steak au Poivre na última hora!!

Depois desta experiência frustrada, acabei ficando obcecada pelo tal molho... Queria entender porque havia desandado... Encontrei até uma reportagem antiga da Superinteressante explicando toda a "ciência" do Molho Béarnaise... Além de encontrar, na Internet, um monte de receitas... cada uma de um jeito... Diferenças nos ingredientes, diferenças na forma de preparo... Fiz até uma planilha para visualizar melhor a comparação entre as receitas (clique na imagem se quiser ampliá-la):


Bom, feitas as comparações, eu precisava escolher uma receita e uma oportunidade para experimentá-la. Decidi escolher a receita que me parecia mais "simples", tanto em ingredientes, quanto em forma de preparo: a receita do Wessel. Mas decidi também fazer algumas adaptações. Como percebi que o tal do estragão aparecia em todas as demais receitas e como não consegui encontrá-lo fresco, comprei um vinagre de vinho branco com sabor de estragão! Criativo, não?

A oportunidade escolhida foi um jantar a dois, com meu maridão... (aprendi a não testar receitas novas em eventos com muitos convidados... rs). O menu era: Filet de frango grelhado com molho béarnaise, acompanhado de ratatouille.
Caso o molho não desse certo, o menu seria rapidamente adaptado para Filet de Frango Grelhado com Ratatouille!!

Comecei o preparo: fervi o vinagre de estragão com a cebolinha picada até reduzir bem (reduziu tanto que eu tive que acrescentar um pouquinho a mais de vinagre...). Aqueci a tigela da batedeira no microondas (com água dentro). Separei as 3 gemas e derreti a manteiga também no microondas. Bati as 3 gemas por um minuto com o vinagre reduzido e a cebolinha. Juntei lentamente a manteiga derretida, uma pitada de sal, deixei bater até ficar cremoso!! Voilá!! Funcionou!! Ficou simplesmente delicioso!! Meu marido a-d-o-r-o-u!! A combinação com o frango grelhado e o Ratatouille ficou muito boa!! Obrigada, Wessel!! Sua receita de Molho Bernáise é fácil e deliciosa!!
Quanto às demais receitas, pretendo testá-las também!!


Molho Béarnaise da Bia!!