sábado, 16 de outubro de 2010

DESAFIO: Ravioli de Mussarela de Búfala com Molho Concassé

Esta receita começou a ser "desenvolvida" no Desafio do "Ravioli do Rascal". Na primeira tentativa, embora o Molho Concassé tenha ficado ótimo, os Raviolis deixaram a desejar (massa muito fina, pouco recheio, formato estranho...). A Receita descrita a seguir "corrige" os erros anteriores. Preparei em um jantar para um casal amigo, o Bob e a Cris, com entrada de Melão Cantaloupe e Fatias de Copa, o Ravioli como prato principal e um delicioso Strudel Diet de Maçã (pois meu amigo Bob é diabético...).

Vamos aos Raviolis!!

Ingredientes para a Massa:
  • 500 gr de farinha de trigo
  • 1 maço de espinafre
  • 3 ovos
  • farinha adicional para polvilhar
Ingredientes para o Recheio do Ravioli
  • 200gr de mussarela de búfala "seca"
Ingredientes para o Molho Concassé
  • 3 kg de tomates italianos bem maduros
  • 1 maço de manjericão fresco (metade picado e a outra metade nas folhas inteiras)
  • 1 cebola média picada
  • 3 dentes de alho picados
  • 20 gr de açúcar
  • 1/2 colher de sopa de sal
  • 3/4 xícara de azeite extra virgem
Comece preparando a massa do ravioli: Lave bem o espinafre, retire os talos mais duros e cozinhe no vapor, até murchar bem. Deixe esfriar um pouco e, com um pano de cozinha limpo, retire o máximo possível da água. Bata o espinafre no liquidificador até ficar uma pasta homogênea.
Em uma bacia grande, coloque a farinha, faça um buraco no centro e coloque os 3 ovos, misturando com as mãos. Acrescente o espinafre já frio e sove bem a massa, até ficar uniforme. Faça uma grande bola, embale com um plástico e coloque na geladeira por, no mínimo, 1 hora.

Inicie o preparo do Molho Concassé: Ferva água em uma panela bem grande. Desligue o fogo e coloque os tomates inteiros. Tampe e deixe por 5 minutos. Retire a água quente e jogue água fria nos tomates, para dar um "choque térmico". Isso fará com que a pele se solte mais facilmente. Retire a pele dos tomates, corte-os no meio e esprema delicamente para sair as sementes. Pique em pedaços pequenos.

Em uma panela grande, refoque a cebola picada, o alho e 3 colheres de sopa de azeite. Junte o sal e o manjericão picado e deixe refogar mais um pouco. Quando a cebola estiver transparente, acrescente os tomates picados, o açúcar, o restante do azeite e as folhas inteiras de manjericão. Deixe apurar por uns 15-20 minutos. Reserve.

Comece a preparar a massa: Divida em 6 partes iguais e comece a abrir na máquina de macarrão: 3 vezes na espessura 1, 1 vez nas próximas espessuras, até a 6. Separe a faixa de massa. Repita este procedimento para as demais porções de massa. Vá sempre polvilhando com farinha para evitar que grude, inclusive na máquina. Ao final deste processo, serão 6 faixas de massa.

Inicie a montagem dos raviolis: Corte a mussarela em fatias finas (1/2 cm) e cada fatia em 4. Coloque os pedaços de mussarela na faixa de massa, da metade dela para baixo, dispondo-as uniformemente, com a distância de 1 dedo entre elas. Em cada faixa dá para colocar uns 15 pedaços de mussarela. Em seguida, dobre a parte superior da faixa sobre a mussarela, apertando bem com os dedos para tirar o ar. Corte os raviolis com um cortador liso ou ondulado.
Vá acomodando os raviolis em uma bandeja salpicada com farinha.

Meia hora antes de servir, aqueça uma panela grande com água, 1 colher de chá de sal e 1 colher de sopa de azeite. Quando ferver, coloque os raviolis e deixe-os cozinhar por 6-7 minutos. Aqueça o molho de tomate.

Escorra os raviolis, cubra-os com o molho Concassé e sirva com bastante queijo ralado! Se for servir em porções individuais, aqueça previamente os pratos, coloque 10-12 raviolis em cada prato e cubra com 4 colheres de sopa de molho. E Bon Appetit!!